EMPREENDER: UMA QUESTÃO DE HABILIDADE OU É A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS?

Mais do que escrever sobre o assunto, quero aqui gerar um debate. Quando falamos de um negócio de sucesso, rapidamente a mente pode pensar em sorte, em cabeças com extrema inteligência ou ainda em facilidades pré-existentes que fizeram aquele processo dar certo. Pois é este “pensar sobre o assunto” que eu gostaria de propor. 


Estudando diversos casos de sucesso, ou ainda atuando diretamente dentro de organizações com bons resultados, cada vez fica mais claro que a competência empreendedora é desenvolvida ao longo do caminho. Aliás em boa parte deles, o negócio começou do zero. Faço referência ao zero mesmo – aquela situação onde você está sem grana para pagar o aluguel, as contas vencendo, e nenhum tipo de patrocinador para ajudar na concretização do sonho.

 

 

 

Observando uma empresa que começou sem caixa, ou mesmo que se sustenta ao longo de séculos, enfrentando o não de cada momento, inúmeras transformações seja de governo, de épocas e gerações onde muitas vezes se depara com cenários totalmente desconhecidos, transformados em pouco tempo, e mesmo com tudo se instala e se mantem ou ainda gera expansão. Será apenas uma questão de sorte, de fácil adaptabilidade ou de uma ideia que explodiu de uma hora para outra? 


Gostaria de lembrar também que quando falamos de um empreendedor, não estamos tratando apenas de alguém a frente de seu empreendimento. Estamos falando igualmente de um gestor de determinado departamento, de um supervisor de equipe, diretor de uma escola, do prefeito, todos têm em sua “Descrição de cargo” a nobre tarefa de empreender e nisso está implícito a capacidade da boa gestão na múlti pluralidade de focos. 


De fato, é um grupo de competências que precisam serem desenvolvidas. Mas então o que de fato faz o sucesso de um empreendedor? Deixe sua opinião. 

 

(Abro este parênteses para lhe convidar em visitar nosso mais novo programa que é resultado da reunião de outros programas já aplicados pela Treicons. Estou falando do PERFORMANCE EMPREENDEDORA – um programa de coaching em grupo que visa “desafiar” empreendedores ao crescimento de seu negócio. Não deixe de ver. No próprio site você pode nos enviar seu email solicitando o programa completo para conhecer.  www.performanceempreenderora.com)

 

Por Wanderson Ribeiro

Consultor Líder de todos os projetos implementados pela Treicons  – É Especialista em Sistemas de Gestão Integrada pela SGS Academy. Formado em Professional Self Coaching  e Analista Comportamental certificado pelo IBC Instituto Brasileiro de Coaching,  e formando em Tecnólogo em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhembi Morumbi. Treinador corporativo, atua a mais de 13 anos em Treinamento e Desenvolvimento em empresas de diferentes segmentos e público aberto, bem como em entidades como SENAI-SP, além de programas de coaching individual e em grupos.  Auditor nos sistemas ISO 9001, ISO TS16949, ISO14001, OHSAS18001 e SASSMAQ, realiza consultorias nos sistemas citados para indústrias inclusive ramo automotivo, metalúrgico, logístico e prestadores de serviços. É também sócio-fundador da Treicons Soluções e consultor associado em outras consultorias Contato wanderson@treicons.com.br

Please reload

Em Destaque