FORA DA CAIXA, UM UNIVERSO DE RECURSOS

 

Como o título sugere e uma frase que utilizo nas atividades para o desenvolvimento humano, “do 8 ao 80 existem outras 72 possibilidades”. Mas o que quero dizer com isso?

 

Estamos acostumados a definir algo como isso ou aquilo, fácil ou difícil, próprio ou impróprio, possível ou impossível, sucesso ou fracasso, amor ou ódio, verdadeiro ou falso e vamos seguindo sempre por firmar que algo é ideal ou não, porém podemos abrir o campo mental e conhecer um universo rico quando decidimos pensar fora da caixa.

 

Para ficar mais prático, responda rapidamente as perguntas abaixo, apenas com SIM ou NÃO:

 

  1. Você se conhece de modo amplo?

  2. Tem capacidade total para mudar radicalmente sua área de atuação?

  3. Perdoaria uma traição, seja amorosa, profissional, familiar?

  4. É capaz de readequar seu financeiro para reservas mensais rumo a conquista de um sonho? 

  5. Você sabe exatamente o que quer para os próximos 15 anos? 

  6. Utiliza 100% do seu tempo de modo eficaz para bons resultados em sua vida? 

  7. Abriria mão de um final de semana de lazer com os amigos para uma atividade profissional?

  8. Mudaria de país por 1 ou 2 anos sem sua família para uma ascensão profissional?

  9. Você é capaz de planejar seu próximo mês, rumo a um sonho, e segui-lo?

  10. Aceitaria redu;áo em seus rendimentos e função com perspectiva de crescimento futuro?

  11. Abriria mão de viver um amor por uma realização profissional e/ou financeira? 

  12. Tem um planejamento seguido a mais de um ano com resultados positivos?

  13. Acredita que a suposta crise comentada atualmente está impactando seu desenvolvimento?

  14. Você cuida com responsabilidade de sua saúde? 

  15. Se lembra o que almoçou nos últimos 7 dias? 

 

Claro que são perguntas abertas, e abordam diferentes situações e suas respostas também podem variar dependendo do momento e de inúmeros aspectos a volta, e isso já nos faz pensar que definir uma coisa apenas como SIM ou NÃO já é um tanto quanto vago. 

 

Uma infinidade de outras perguntas também pode ter brotado em sua mente durante estas acima, mostrando mais uma vez que apenas 8 ou 80 é relativo. Os mais racionais e exatos podem dizer que ou é apenas sim ou não e aqueles que não definirem são pessoas sem opinião, que vivem na corda bamba entre uma coisa ou outra. Mas não é neste sentido tal estimulo.

 

De um ponto a outro, temos inúmeras possibilidades e este é o estimulo ao pensamento contemporâneo, flexível e inteligente para lidar com as adversidades, algo fundamental para um grande líder e uma vida mais feliz. É analise de cenários, comportamentos, habilidades, possibilidades, recursos, visão atual e de futuro e por ai seguimos.

 

Um empreendedor, diante de uma suposta crise, pode apenas dizer “vou conseguir superar ou não vou”, mas pode também tentar novas ferramentas, recursos, ações, novos mercados, ajustar de planejamento e formas de gestão, criar, inovar, sair de sua atividade principal mesmo que temporariamente, buscar novos parceiros, outras regiões.

 

Um líder que define seu liderado logo de cara como funcional ou não funcional pode aqui perder um bom colaborador apenas ao taxá-lo. Agora desenvolver as falhas, conversar e monitorar de modo diferenciado, rever a própria forma de liderança que muitas vezes é a causa raiz do baixo desempenho da equipe, utilizar outras formas de linguagem conforme o perfil identificado, são alguns meios para descobrir novos resultados.

 

Um produto que não foi aceito por um nicho, pode ser a solução de outro, ou ainda precisa de adequações, uma nova região, um algo mais.

Com total certeza, cada resposta obtida, cada cenário analisado, cada perfil traçado apresentará variáveis se observados por um outro prisma, porque afinal, “do 8 ao 80 existem no mínimo, 72 outras possibilidades”

 

 

Este texto tem por finalidade provocar cada leitor a pensar de modo amplo, fora da caixa, e acima disso, rever cada decisão, inspirando a melhoria de vida em amplo aspecto. As perguntas foram selecionadas aleatoriamente, sem qualquer outro objetivo, que não seja a análise do objetivo do texto, mas não deixam tanto quanto provocativas... rsrs

 

Por Wanderson Ribeiro

Consultor Líder de todos os projetos implementados pela Treicons  – É Especialista em Sistemas de Gestão Integrada pela SGS Academy. Formado em Professional Self Coaching  e Analista Comportamental certificado pelo IBC Instituto Brasileiro de Coaching,  e formando em Tecnólogo em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhembi Morumbi. Treinador corporativo, atua a mais de 13 anos em Treinamento e Desenvolvimento em empresas de diferentes segmentos e público aberto, bem como em entidades como SENAI-SP, além de programas de coaching individual e em grupos.  Auditor nos sistemas ISO 9001, ISO TS16949, ISO14001, OHSAS18001 e SASSMAQ, realiza consultorias nos sistemas citados para indústrias inclusive ramo automotivo, metalúrgico, logístico e prestadores de serviços. É também sócio-fundador da Treicons Soluções e consultor associado em outras consultorias Contato wanderson@treicons.com.br

Please reload

Em Destaque