LEGO® SERIOUS PLAY®, um catalisador da criatividade na transformação de processos.

 Constantemente em workshops para mapeamentos de processos, sejam eles no desenho do “AS IS” ou “TO BE”, kaizenando um produto ou serviço, um processo de transformação Lean Six Sigma ou uma jornada do cliente, encontramos dificuldades em criar o engajamento e conexões necessárias com todos os membros do grupo durante as dinâmicas. Durante dinâmicas de brainstorming buscamos que sua máxima prevaleça, “sem críticas, sem julgamentos”, o que na prática raramente acontece.

 

 

Como extrair o melhor de cada um? Como fazer com que vençam a timidez e o medo, expondo suas ideias? Como superar as barreiras individuais para estimular o autoconhecimento e consequente desenvolvimento?

Durante muito tempo fiz estas perguntas, e por mais que tentasse, não conseguia extrair os melhores insights de todos e as ideias dos participantes com perfil dominante acabavam prevalecendo, sobrepujando a criatividade dos mais tímidos e inexperientes.

Foi então que conheci o LEGO® SERIOUS PLAY® method (LSP), e tudo se conectou, literalmente. Encontrei a peça que faltava no quebra-cabeças das dinâmicas para mapeamento, desenho e transformação de processos.

 

Criatividade é bem-vinda

 

O LSP abre as portas para a criatividade. A metodologia é fundamentada nas teorias do Construtivismo e Construcionismo, construindo ideias e teorias de maneira ativa, acessando estruturas cognitivas da mesma forma que acontece no desenvolvimento infantil. Através das mãos acessamos áreas de aprendizagem e criatividade há muito tempo esquecidas pelos adultos.

As mãos ganham vida própria durante a construção, trabalhando mais rápido que o neocortex, nosso cérebro racional.

 

O poder do Flow

Um processo de LSP evolui em um processo de FLOW, isto é, processo natural de imersão, onde a evolução da construção de modelos para contar histórias acessa o sistema límbico do cérebro, que aprende e se comunica através de storytelling e metáforas. A interação entre o córtex frontal e o sistema límbico acessa as funções cognitivas de processos de decisão, importante na construção de modelos de processos.

Durante o processo, o hipocampo, o córtex temporal e estruturas frontais são envolvidos na aprendizagem de novas experiências, tudo com prazer e muita diversão, aí o tempo deixa de existir, bem-vindo ao FLOW!

 

Cocriar

Em reuniões convencionais a máxima de Pareto prevalece, 20% das pessoas falam e expõem duas ideais durante 80% do tempo, onde o restante do grupo pouco fala, com vários membros muitas vezes apenas acenando com a cabeça, apenas para ocultar sua desconexão e não correrem o risco da desaprovação de suas opiniões.

No LSP, o facilitador utiliza cinco etapas essenciais durante o processo, sendo duas delas o compartilhamento individual das histórias dos seus modelos e as perguntas e reflexões, com um poder incrível de interação e cocriação para o grupo. Todo o grupo participa ativamente da comunicação, em um verdadeiro brainstorming.


O LSP tem um poder enorme, seja para formulação e desdobramento da estratégia, transformação de processos, mapeamento de competências essenciais e inúmeros processos de análise e cocriação. Para extrair o melhor do processo, conte sempre com facilitadores habilitados e certificados, para que tudo não passe de uma moda de utilizar blocos de Lego durante as reuniões, sem métodos e sem atingir os objetivos propostos.

  

 

Quer saber mais ou conhecer um dos nossos programas com a metodologia Lego® Serious Play®, ministrados por Robson dos Santos - autor deste texto? Clique acima aqui em Fale Conosco, ou envie seu email para falecom@treicons.com.br

 

Publicado por Robson dos Santos - https://www.linkedin.com/in/robsonsan/

Facilitador UX/Service/Strategy Designer | CBPP® | Lean Six Sigma Black Belt | Agente de Mudança e Transformação HCMP® | Facilitador LEGO® SERIOUS PLAY® method.

contato robson@treicons.com.br

 

LEGO® levado a sério

#LSP #LEGOSERIOUSPLAY #PROCESSOS #CustomerJourneyMapping #TREICONS

Please reload